This is home section

30 November 2022

PepsiCo leva tecnologia Termossolar para sua produção em Feira de Santana, na Bahia

Permalink: PDF 
By PepsiCo
30 Nov 2022

Companhia reduzirá emissões de 460 toneladas de GEEs por ano com o investimento

A PepsiCo, impulsionada pela sua estratégia ESG a qual denomina globalmente como PepsiCo Positive (pep+), uma transformação de ponta a ponta do negócio, com um olhar especial para as pessoas e o planeta, está investindo rumo às suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e atingimento de Net-zero até 2040. Com esse objetivo, a companhia está instalando uma usina termossolar em sua planta fabril de Feira de Santana, na Bahia, onde produz TODDYNHO® e TODDY®. A iniciativa irá economizar mais de 230.000 m3 de gás natural por ano, operando a partir de abril de 2023. Com isso, a PepsiCo deixará de emitir 460 toneladas de CO2 por ano, equivalente ao plantio de cerca de 80 mil árvores*.

“A PepsiCo Brasil está ampliando os investimentos em energias limpas e renováveis, para alcançarmos o Net-zero em 2040. Com esta usina em Feira de Santana, avançamos na jornada de descarbonização de nossa operação, e agora com uma inovação na linha de um produto tão querido para os brasileiros que é TODDYNHO®”, afirmou Alexandre Carreteiro, presidente da PespiCo Brasil Alimentos. “Nesse projeto, após a captação da energia solar pelas placas, ocorre a conversão em energia térmica, que será usada diretamente para aquecer o líquido do preparado de TODDYNHO® a 90°C, o que é um avanço na indústria brasileira de alimentos”, completou.

A instalação será realizada em janeiro de 2023, com início da operação prevista para abril de 2023. A usina vai gerar cerca de 3 kWh/m2/dia em média em uma área de 2 mil metros quadrados de placas sobre o telhado da fábrica. 

Energia limpa

A PepsiCo já investe na tecnologia termossolar, por meio de uma usina em sua operação de snacks salgados, em Sete Lagoas - MG, desde o começo de 2022. A usina termossolar utiliza painéis solares para captação de energia, que é revertida em energia térmica para o aquecimento de água. A usina é feita com painéis solares planos e funciona de forma automática, sem supervisão e sem necessidade de limpeza. Por meio da tecnologia, foi possível reduzir o consumo de gás natural na unidade de Sete Lagoas, em 140 mil metros cúbicos - e diminuir em quase 280 mil quilos as emissões de GEEs. Esse número equivale ao plantio de quase 48 mil árvores*.
__________________________________________________________
*considerando a vida útil de um campo solar estimada em 25 anos.

“A energia térmica é um importante avanço para a indústria na busca por matrizes energéticas limpas e pela redução de emissões de GEEs. A energia termossolar é livre de carbono e uma alternativa que também acaba sendo mais barata do que a gerada por combustíveis líquidos”, destacou Bruno Guerreiro, gerente de sustentabilidade da PepsiCo Brasil. Segundo o executivo, a solução deverá ser implantada em outras plantas da companhia no Brasil nos próximos anos, com áreas ainda maiores de painéis solares.



O fornecedor parceiro da PepsiCo para a implantação das usinas termossolares das plantas de Feira de Santana e de Sete Lagoas é a TVP Solar, empresa suíça especializada na tecnologia termossolar com soluções de última geração, com coletores solares térmicos de alto vácuo e sem espelhos, baseados em uma tecnologia patenteada.

Para saber mais sobre a agenda da PepsiCo Positive, visite nossa página.

Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos(as) consumidores(as) mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida em 2021, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo conta com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo diversas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br e siga no TwitterInstagramFacebook e LinkedIn.